Arq. e Design

Casa Quentinha: 3 dicas para enfrentar o frio

Tem muita gente que ama o frio e outras que nem suportam pensar que uma frente fria está chegando. Eu confesso que fico em cima do muro, gosto dos dias gelados mas morro de preguiça da vida nestes dias. Tudo bem que aqui no Brasil nem neva e em São Paulo os dias frios de trincar são poucos, mas quando eles chegam tiram a gente do prumo. Então aqui vai uma listinha de como aquecer a casa com aconchego e elegância.

1. Mais tecido e mais textura

No inverno vai bem adicionar mais camadas de tecido e textura na decoração. Mantas e almofadas extras deixam sofás, poltronas e camas mais aconchegantes. Aproveite que pelúcia e tricô estão "bombani" na decoração, na pegada escandinava que a gente adora e escolha para sua casa almofadas, mantas e cobertores com esses acabamentos. Quentinho para a pele e para os olhos.
Nessa época tapetes são ótimos para quebrar o frio do piso, principalmente se for porcelanato. Os modelos mais fofinhos com fios mais altos deixam os ambientes mais aconchegantes. Se você tiver tapetes mais leves aproveite a moda da sobreposição de tapetes para fazer um mix com texturas mais encorpadas sobre o seu tapete, vai atualizar e esquentar sua decoração.

2. Luz natural e tons luminosos

Deixe a luz natural entrar, se for possível use espelhos para ampliar a claridade dos ambientes. No inverno ficamos mais reclusos e acabamos por optar por cores mais escuras e com tons fechados, mas que tal manter as cores mais alegres para balancear a falta de cores da paisagem?

3. Explore o olfato

Deixe a casa cheirosa com aromas mais quentes e encorpados como canela, baunilha, cedro. Velas, incensos e difusores fazem o serviço de espalhar o cheirinho pela casa. Você também pode dispor um arranjo com potpourri de folhas e flores secas, com algumas gotinhas do óleo essencial da sua preferência.

E você, curte os dias gelados ou já está se preparando para hibernar? Pega um chá quentinho e vamos aquecer a casa!

Até o próximo post!