A casa ideal

Ah, a casa ideal! Quem não sonha com ela, neah? Eu que sou arquiteta e vivo em meio a referências, todo dia tem uma coisinha que vejo que se torna parte do imaginário de casas que eu gostaria de morar... Mas para construir a casa ideal no mundo concreto requer uma dose de realidade, e essa meu bem, as vezes é um pouco dura. 

Tentei aqui transformar em fórmula receitas que são únicas, afinal de contas cada um com sua casa vão dar um resultado diferente em cada conta, só espero que seja equilibrado na sua medida.

Sonho x Realidade

Sonhar com nossa casa ideal é uma delícia (alô pinterest rs), se pegar entre devaneios de como cada cantinho deve ser é muito enriquecedor e faz a gente se conhecer um pouquinho melhor, afinal de contas as casas podem ser (não é regra mas funciona) uma extensão da nossa personalidae, por isso nunca estão prontas (como nós), por isso a gente sempre deseja mudar uma ou outra coisa conforme a banda toca. Mas tem também a realidade aquela que determina o que pode ser feito, que diz o quanto de tempo, dinheiro, energia e espaço temos disponível. Nisso tudo a gente pode juntar um tanto de criatividade para driblar a realidade e colocar mais sonho na conta.

Necessidade x Vontade

Essas duas aqui também são derivadas das duas primeiras, o que você precisa, o que sua rotina pede na sua casa? O que você quer na sua casa? A vontade as vezes pede uma coisa mas a necessidade do nosso dia-a-dia precisa de outra coisa... Aqui é um jogo de equilibrio  e adaptação, combine funções, móveis multiuso, ou com rodízios, ou extensíveis podem ajudar vontade e necessidade a conviverem juntas e os seus ambientes servirem a vários propósitos.

Útil x Agradável

Nem sempre o que o é útil vai ser agradável e nem sempre o que é agradável vai ser útil (aquela utilidade mão na massa)... temos várias coisas em casa que são de grande utilidade que nem sempre vão colaborar na decoração, em contra partida tem vários itens de decoração que aparentemente não vão parecer úteis, aqui também a dica é equilibrio. Tem muitos trecos úteis que você vai ter que manter nos armários, e muitos itens que mesmo não sendo imprescíndiveis como sofá, mesa e cadeira farão uma diferença enorme na casa e te trarão sensações de acolhimento e unidade, que vão valer a pena o investimento e se mostrar tão úteis quanto as coisas essênciais.

O legal de construir a casa dos sonhos é a gente entender que apesar das expectivas (as nossas e as dos outros) a aventura de testar o que gente gosta, planejar de forma que atenda nossas necessidades tem tanta importância quanto o resultado final e resultado este que não vai ser definitivo, pois mudamos o tempo todo e nossa casa nos acompanha de alguma forma. Uma coisa nova que chega, uma coisa que não serve mais que vai e assim a delícia de ter uma casa com nossa cara é vivida diariamente.

Está precisando de um empurrãozinho com a casa? Tirar os sonhos da gaveta e combiná-los com as possibilidades reais? Conheça os serviços que o Depósito Drops oferece e construa a casa que você tanto deseja!

Até o próximo post!