Arq. e Design

De quem faz: Alegrias Ilustradas

Tem um tempo que eu reúno aqui inspirações e referências para decor, mas onde achar as coisas lindas que a gente vê no pinterest para ter na nossa casa? 

Para resolver essa questão e também valorizar a produção nacional e autoral criei uma nova tag no blog, De Quem Faz. Aqui você vai conhecer produtos de decor atuais e lindos e também um pouquinho de quem cria essas maravilhas!

Hoje a gente vai conhecer o projeto de ilustração Alegrias Ilustradas e conhecer a Liliana Oliveira que está por traz destas criações legais! Tem uma entrevista bacana que ela conta aqui especialmente pro Depósito Drops um pouquinho de como ela trabalha e mostra as ilustrações vibrantes que ela faz!

Depósito Drops: Quem é você, o que você faz, e onde você está no mundo?
Liliana Oliveira: Meu nome é Liliana Oliveira, sou a Lila das Alegrias Ilustradas. Trabalhando e falando diretamente de Brasília, cidade maravilhosa onde nasci. :)  
DD: Como surgiu a ideia das Alegrias Ilustradas?
LO: Já tinha um projeto de ilustração há mais ou menos 1 ano mas ainda não tinha encontrado um nome que eu gostasse para ele. Eu não era ilustradora em tempo integral (sou arquiteta e na época dividia praticamente irmãmente meu tempo entre as 2 coisas), Então eu queria um nome diferente do meu para o meu projeto de ilustração, um nome que refletisse meu propósito e que fosse meio auto-explicativo. Vinha me observando e documentando meus processos e percebendo que me interessava principalmente por fazer ilustrações com temas mais felizinhos e leves e em especial sobre relacionamentos. Depois de ilustrar um save the date para um casamento e me contagiar com aquela energia de amor e alegria dos noivos, me veio a ideia do nome.     
DD: Como a ilustração surgiu na sua vida?
LO: Desde criança eu sempre gostei de desenhar e pintar. Quando eu estava na faculdade de arquitetura era amiga de um pessoal da faculdade de comunicação e tive a oportunidade de desenhar para alguns projetos deles (como jornais e revistas acadêmicos). E me apaixonei pela experiência de criar artes sob demanda. 
Depois de formada, comecei a trabalhar em áreas mais burocráticas da arquitetura e deixei o desenho de lado por alguns anos. Em determinado momento percebi que tinha que trazer mais coisas que gostava para minha vida e trabalho, e a ilustração surgiu como uma opção. :) Desde então comecei a focar nisso. 
Acho válido explicar que criar pros outros pode ser mais desafiador do que criar pra mim, mas a sinergia do processo costuma gerar resultados muito interessantes e queridos.   
DD: Você pode contar um pouco sobre o seu processo de criação?
LO: Gosto de experimentar com diversos materiais e quase todo meu processo é feito com técnicas tradicionais (manuais) de desenho e pintura. Meus materiais favoritos são grafite (em especial lápis 6B ou lápis integral), caneta nankin, aquarela e lápis de cor. 
Estou sempre estudando e meu processo criativo pode ser bastante aleatório. Algo me inspira e vou registrando pelos meus cadernos em esboços e anotações. Quando a ideia é legal mas ainda muito tosca, tento desenvolvê-la melhor pra criar minhas ilustrações. As artes que mais gosto vão pra loja em forma de prints e outros produtos.

Quando ilustro por encomenda o processo é mais direcionado. O cliente me explica a ideia inicial e geralmente eu faço um questionário para saber mais detalhes como preferências do cliente e pedir referências. É realizada uma proposta de trabalho, antes de iniciar a ilustração propriamente dita, e após o pagamento começo a fazer alguns estudos. Depois disso, costumo enviar o esboço pro cliente dar pitaco (tem quem peça surpresa) e recebo feedbacks. Feitos os devidos ajustes e uma vez o esboço aprovado faço a arte final. Dependendo da necessidade do cliente é entregue a ilustração original e/ou um arquivo digital para reprodução e/ou para uso na internet.     

Vamos conhecer as ilustrações lindas, alegres e vibrantes da Lila!

Bom deu para ver que a Liliana tem um talento muito especial, realmente ela acertou em cheio no nome do projeto, é muita alegria em forma de traços e cores, só boas vibrações neste trabalho colorido! Estou encantada!

Para achar a Liliana e as coisas bonitas que ela faz é só entrar no site dela.

Espero que você tenha gostado da nossa estréia da tag "De quem faz". Eu adorei!

Até o próximo post!