Precioso

Quem aí não fica imaginando o que acontece com o plástico depois que a gente usa e separa o lixo reciclável em casa?
Pois é pensando que o plástico é feito de um material precioso, que o petróleo, sua matéria prima não tem reservas infinitas e no descarte inadequado deste material Dave Hakkens iniciou o projeto Precious Plastic.

Precious Plastic é um projeto que capacita pessoas de todo mundo a reciclar plástico. Dave iniciou este projeto como trabalho de graduação em 2013 como um conceito e protótipo, depois disso a ideia foi desenvolvida e melhorada por 2 anos e ficou pronta para ser compartilhada com o mundo em formato open source no site do projeto.

Lá ele compartilha o projeto das 4 máquinas que criou para que o plástico possa ser retalhado, extrudado, injetado e comprimido, criando diferentes tipos de objetos com moldes diversos. É como ser um artesão do plástico como ele mesmo fala nos videos. 

No site tem todo o material para download e vídeos explicativos sobre todas as etapas do processo.

Incrível esse projeto! É acessível e cria valor em diferentes esferas, muito empoderador existir uma solução para que nós, pessoas comuns, que não somos da indústria possamos também transformar o que seria lixo em matéria prima para criar novas coisas, movimentar a economia local e ainda fazer bem para o meio ambiente. Dave arrasou! Já estou querendo uma oficina com essas máquinas rs.

E você, o que achou dessa iniciativa?

Até o próximo post!