Arq. e Design

Para Amar o Trabalho #06

Como alcançar um dia maravilindo cheio de energia e garra? rs

A resposta tem a ver com rotina. Sim, é uma palavra que assusta, mas a verdade é que ela pode ajudar a gente a ter uma vida melhor. Não dá pra ser metódico e querer planejar cada minutinho da vida, pois surpresas e imprevistos estão a solta por aí, mas dá para incorporar hábitos que só favorecem nossa produtividade! 

Uma coisa que vi muitos coaches falando e recomendando, que colabora para um dia melhor do trabalho ao lazer é a criação de um ritual matinal. E eu concordo, todas as vezes que me entreguei a preguiça dos "só mais 5 minutinhos" rs foi fatal para o meu dia, ou pulei a academia, ou tive que sair sem café da manhã correndo para cumprir compromissos e o resto do dia foi por água a baixo, energia borocochô, desorganização e falta de foco tomaram conta.

E aí como planejar o ritual?

Eu te digo que para nada nessa vida existe fórmula mágica, tudo deve ser adaptado para as realidades individuais de cada um, mas tem algumas dicas que se repetiram nas minhas pesquisas e eu te dou uma diretriz resumida por aqui:

1- Quanto mais saudável melhor. Não precisa radicalizar, mas ir aos poucos melhorando a qualidade do café da manhã, a qualidade do seu sono, talvez um exercício físico pela manhã são mudanças que podem sim gerar mais energia e te deixar mais desperto.

2- Faça algo para seu benefício pessoal. Começar o dia fazendo algo de seu interesse próprio que não esteja ligado ao trabalho também ajuda. Fazer exercícios (olha a saúde aí), cuidar do pet, ou algum outro hobby que fica negligenciado no fim do dia pelo cansaço, traz a sensação de que você se cuidou e agora está pronto para cuidar dos outros através do seu trabalho.

3- Planeje seu dia. Você leu o início do post né, não precisa ser o maluco da agendinha e a cada mudança se martirizar, mas ter o dia planejado (em papel ou aplicativo) deixa sua mente livre para ser criativa em frente aos desafios que aparecem e ajuda a poder atender ou remanejar as tarefas e compromissos. Tem me ajudado com a ansiedade saber que não vou esquecer de nada e poder manobrar todas as tarefas.

Bônus: Meditar (eu falho copiosamente neste quesito, mas acho que você deveria tentar, assim como eu continuo tentando rs). Dizem que os beneficios da meditação são incríveis! Eu ainda não consegui usufruir mas espero você consiga! Vamos juntos tentar melhorar nossas manhãs com essa técnica.

Pronto pra encarar mais uma segunda-feira? Vambora!

Até o próximo post!