Pantone 2016

Como anunciei no post passado, durante a Craft Design aconteceu uma palestra com a Blanca Liane Cernohorsky diretora executiva da Lexus Groupe representante da Pantone no Brasil sobre o PANTONE VIEW home+interior 2016, este material é criado anualmente para inspirar desenvolvedores e criadores de ambiente, objetos, produtos, tecidos, cores, tintas, estampas e projetos para interiores. 

São 9 grupos de cores, cada um com um tema diferente levando em consideração as tendências do mercado, cada paleta além das cores sólidas tem uma cor metálica integrando o grupo (a última do grupo).

A primeira dos 9 grupos é a "Natural Forms" como o nome já indica a inspiração vem da natureza, sua descrição fala sobre regeneração rústica e de cores orgânicas e naturais.

Já a paleta "Dichotomy" (dicotomia) traduz em cores opostos compatíveis, suas combinações propõem uma atmosfera moderna e "fresca".

A paleta "Ephemera" (efêmera) tem tons pastéis com uma leve mistura de neon, trazendo um pouco de luz para os tons delicados, porém sem a afetação comum aos neons originais.

A "Lineage" é uma paleta que traz a tona cores clássicas com toques excêntricos exaltando o tradicional.

"Soft Focus" tem a promessa de ser a paleta mais democrática, com tons que vão de pastéis a médios, são sutis, quase minimalistas.

A paleta "Bijoux" tem cores fortes, brilho, é faiscante e pode criar um efeito dramático. De intensidade média é inspirada nas cores de jóias, como o nome sugere (bijoux em francês significa jóia).

"Merryment" é a paleta de cores que representa a celebração da vida, o estado de graça, tons fortes e brincalhões.

"Footloose" (minha mente já começou a cantarolar rs) as cores dessa paleta sugerem que esse clima de curtir o happy hour, a sexta-feira e as férias sejam um relax completo e reparador.

Chegamos a última paleta, "Mixed Bag" é inspirada em várias culturas e tem tons que convidam a criatividade a chegar ao seu limite.

Este material pode ser adquirido na loja online da Pantone, não é uma pechincha mas para algumas empresas pode ser um ótimo investimento.

Estou com um pouco de dificuldade de escolher apenas uma preferida, em todas tem alguma cor que eu adoro e outras que nem tanto, a mais unanime pra mim é a Natural Forms! E você, já tem uma preferida?

Até o próximo post!

Fonte das imagens: aqui.