Arq. e Design

Diversão e Excentricidade no Trabalho

Aqui no Depósito Drops a palavra excentricidade é adorada rs, e aproveitando a onda de trabalhar de um jeito novo e mais livre, compartilho 3 projetos interessantes e excêntricos, do tipo "fora da caixa" como dizem por aí.

O primeiro é o escritório de advocacia Axiom Law, localizado em Nova Iorque, eles tem uma filosofia de trabalho moderna e inesperada para escritórios de direito e o projeto executado para o local pelo escritório BHDM Design transmite isso em todos os detalhes. O escritório fica num edifício histórico e era um andar totalmente branco que se transformou em um local moderno e divertido. As cores energéticas,  os móveis inusitados e os espaços de convivência colaboram para que o trabalho não se torne tão massante e a hora extra menos estressante.

Fonte das fotos: aqui.

O segundo escritório fica no Brasil, é a sede da Walmart projetada pelo Guto Requena Estúdio, ocupa parcialmente um edifício em São Paulo. Os andares tem planta com formas orgânicas, cada um identificado com uma cor e um tipo de madeira. Cada andar também tem um espaço de convivência com mobiliário descontraído e 100% design brasileiro para facilitar a interação entre os funcionários. Tem uma área externa com mini golfe, espaço para yoga e pequenos eventos. Algumas estratégias do projeto anterior se repetem aqui, e vão mais além com mais espaços de diversão e interação.

Fonte das fotos: aqui.

A maioria das sedes do Airbnb tem seu ponto de descontração e originalidade também. Escolhi o projeto de Portland porque tem uma proposta um pouco diferente dos projetos citados anteriormente. Os escritórios de NY e de SP inovam com áreas de convivência e formas e cores inusitadas, o que é um paço enorme em direção a um novo jeito de trabalhar, mas mantém as estações de trabalho de uma forma convêncional. Já na sede do Airbnb de Portland os designers Aaron taylor Harvey e Rachael Yu passaram um mês pesquisando as preferências dos funcionários e desenvolveram um escritório com variados espaços de trabalho que se adaptam as formas de trabalhar dos funcionários, como locais iluminados, locais mais escuros, locais tradicionais, locais mais despojados, e tudo isso com a identidade da cidade no mobiliário e ambiente.

Fonte das fotos: aqui.

Escolhi uns projetos radicais para o início da nossa busca sobre como trabalhar melhor com a ajuda do ambiente, para entendermos até onde as tipologias dos espaços podem chegar (bem longe o convêncional, né, não precisa ser só pra quem trabalha pra Google) e colaborar para uma vida mais saudável e menos estressante.

Trabalhar prazerosamente pode ser possível sim!

Bom fim de semana!