Como trabalhar bem #04

Fomos crescendo gradualmente na escala dos locais de trabalho em voga nos posts do mês e hoje chegou o dia de falar sobre espaços para empresas com um porte maior.

Gerenciar pessoas é um dos desafios de qualquer empresa com funcionários. Interação, motivação, produtividade, criatividade, em todos esses pontos chave o ambiente é capaz de interferir para melhor ou pior, tudo vai da gestão das pessoas e que valores o local transmite.

Vou ser um pouco redundante e falar sobre o Google, pois acredito que eles abriram as portas para uma mudança bem vinda na relação das empresas com seus funcionários. Eles oferecem uma série de vantagens que fazem com que o funcionário se sinta bem, valorizado e respeitado, e sabemos que quando nos sentimos assim damos o melhor de nós para retribuir o que recebemos, a maioria das pessoas age assim, e o Google sabe e outras empresas começaram a ver isso e aplicar nos seus escritórios. Não é essencial ter uma decoração irreverente e excêntrica embora seja bem vinda, a decoração deve transmitir os valores da empresa não só para os funcionários mas também para seus clientes, mas a relação interpessoal "portas para dentro" não deve levar tão a risca a hierarquia e sim criar uma rede colaborativa com liberdade e respeito.

Veja aqui um vídeo de como as coisas funcionam no Googleplex na Califórnia. (o vídeo está em inglês mas tem como configurar legendas).

Claro que cada empresa tem diferentes possibilidades mas acredito que este é um caminho para a evolução das relações de trabalho.

Me conta, o está achando do mês temático? Está sendo útil? Se você estiver curtindo me ajuda a espalhar! 

Boa semana!