Para amar o trabalho #03

Hoje não vou falar de como o design de interiores, a arquitetura e a decoração podem ajudar a ter um ambiente de trabalho adequado, confortável e inspirador, tudo isso ajuda muito, mas tem uma coisa mais importante, as atitudes das pessoas, isso sim tem um impacto enorme no ambiente de trabalho. Eu já passei por alguns escritórios e tive a sorte de trabalhar com muita gente do bem, interessada em trabalhar como um time, com muita colaboração e amizade, aprendi muito com essas pessoas e também me dediquei em ajudar o máximo possível. Mas também já vi uma pequenina parcela de pessoas estragar a união e o clima de colaboração de um time assim muito facilmente, com competições e comparações desnecessárias, com menosprezo pelo trabalho do outro, com gente que só aponta falhas e nunca o sucesso. Com essas pessoas aprendi também, como não agir com as outras pessoas, e cheguei numa pequena listinha de como agir a favor de um ambiente harmônico.

DeathtoStock_Creative Community3.jpg

1- Seja empático: o dicionário define empatia como identificação intelectual ou emocional com uma pessoa, ideia ou coisa. Meu conselho é fazer uma leitura das pessoas e das situações sem julgamento, se colocar no lugar delas para tentar entender os seus porquês e se for o caso se oferecer para ajudar ou colaborar em determinadas situações e em outras se afastar para não atrapalhar. Demanda um pouquinho de feeling e bom senso.

2- Seja cordial: todo mundo está trabalhando junto, mesmo que tenhamos cargos e hierarquias diferentes, é uma equipe onde todas as funções se interligam e colaboram com as outras. Educação, respeito e cordialidade no trato com as pessoas é fundamental para não criar climão.

3- Seja ético: aja com honestidade e tolerância, não faça fofocas nem viole a privacidade das pessoas, dê o crédito a quem merece e se errar assuma seus erros sem exageros.

4- Seja assertivo: seja firme e direto sem causar ou sentir constrangimento quando precisar fazer uma crítica ou reivindicar algo.

Isso tudo que eu listei aí em cima tenho a esperança de que um dia não precise ser dito, que seja algo natural, mas num mundo individualista em que todos precisam levar alguma vantagem, o espírito colaborativo vai pelo ralo e a cobrança demasiada tem atropelado tudo e todos.

Uma boa semana harmônica e cooperativa!

Até o próximo post!