Cooperativa Panorâmica

Maison Objet reservou mais uma boa surpresa. A Cooperativa Panorâmica é formada por um grupo de seis jovens designers mexicanos, que se uniram  para explorar novas fronteiras no design. Todos eles tem trabalhos independentes da cooperativa, para saber mais sobre eles acesse aqui.

Eles já tem 4 coleções, a primeira delas é a Materiality, onde eles buscaram extrair a verdade de materiais comuns em objetos que possam dar um novo valor, mais elevado a pedra basalto, cobre, vidro e terrazzo (mix de concreto, pedra e granito).

A segunda coleção explora o basalto mais um vez, nomeada Colored Basalt Series eles criaram uma bancada de trabalho com base em metal e tampo em basalto preto. Aproveitando a porosidade da pedra eles preenchem os pequenos pontos côncavos com cor em degradê, instiga a aproximação e o toque de quem observa, a surpresa das cores na pedra escura e monocromática.

Tem um vídeo mostrando o processo de fabricação.

A terceira coleção é a Mono, contemporânea e elegante, utiliza vários materiais unidos por uma única cor, conferindo uma camuflagem monocromática as peças. Ao todo são 3 peças, relógio, espelho e branco.

A última coleção é a Level, foi criada a pedido da galeria Ángulo Cero. A motivação dos designers partiu da obsessão de criar algo simples e funcional pautado no minimalismo. E assim surgiu a coleção com móveis minimalistas em uma única composição e materiais contrastantes. Não sem antes muitas experiências que resultaram na criação de 3 mesas, dois modelos de centro e um modelo lateral.

Acho todas as coleções elegantes, tanto que decidi compartilhar todas aqui, mas a primeira é minha preferida. Os objetos tem certa poesia em seus traços e combinações de materiais, que emocionam e nos fazem desejar ter em casa.
As coleções posteriores tem seus pontos de beleza, como a cor surpresa no tampo em basalto, ou a combinação elegante de materiais como nas duas últimas, porém o minimalismo tem disso, deixa tudo um pouco frio e distante.

E você, gostou das peças da Cooperativa Panorâmica?

(fonte das fotos: site da cooperativa)