4 regras de decoração feitas para quebrar

Existem algumas regras em decoração que nos ajudam a não cometer erros, mas elas também podem nos manter no lugar comum e apesar de ter uma casa correta nossa decoração pode ficar sem graça. A verdade é que hoje em dia as pessoas estão mais livres para expressar seus gostos e colocar sua personalidade em suas casas, mas nem todo mundo tem segurança para arriscar, ainda mais em decoração onde um erro pode custar caro.

Com as dicas certas podemos quebrar essas regras e ter uma casa mais original e com personalidade, veja só!

Regra #1: sempre combine as cadeiras e a mesa de jantar.

As cadeiras não precisam ser idênticas, misturar elementos pode deixar a sala de jantar mais original e convidativa. Você pode combinar as cadeiras com um banco, ou usar um par para a cabeceira e outro modelo para as laterais. As cadeiras podem ser todas iguais, combinadas com uma de vidro bem diferente.
Dica para acertar: O importante é que algum elemento entre os assentos escolhidos seja consistente, como forma, cor ou acabamento.

Regra #2: evite paredes escuras pois deixam a sensação de um espaço menor e pouco convidativo.

Você não precisa evitar as cores escuras, ao contrário da regra elas podem deixar o ambiente moderno e aconchegante. 
Dica para acertar: escolha um acabamento acetinado ou fosco para evitar imperfeições e mantenha o forro branco e mais itens claros no restante da decoração para o manter bem iluminado. Se você gosta de cores escuras mas é mais conservador ou seu espaço é realmente pequeno, pode escolher apenas uma parede do ambiente para utilizar a cor, assim a mudança não será drástica.

Regra #3: não misture diferentes estampas pois pode até ficar cafona.

Assim como na moda, o mix de estampas na decoração anda em alta. Realmente não é uma tarefa fácil, mas é uma arte que pode deixar seu ambiente ousado e interessante.
Dica para funcionar: Combinar padronagens pequenas e grandes, com a mesma escala de cores pode facilitar, para achar o equilíbrio mantenha algumas peças em cores sólidas e neutras.

Regra #4: Combinar peças modernas e antigas não dá certo.

Essa regra é praticamente inexistente para mim rs, essa mistura contribuí para uma ambiente super interessante. Peças antigas aquecem a frieza das peças modernas e por sua vez as peças modernas atualizam as peças antigas, tornando tudo bem contemporâneo.
Dica para funcionar: Mantenha o contraste em mente, e ache um equilíbrio na quantidade de peças de cada tipo.

Dessa forma podemos ter uma casa atual e com a nossa cara, sem erros e com muitos acertos!

E você que regras vai quebrar na sua decoração?

Fonte das imagens via pinterest.