Megalomania Francesa

Ah Versailles, a magnitude deste lugar salta aos olhos quando vemos fotos, in loco se torna muito mais impressionante! A monarquia francesa tinha um bom gosto impecável porém ao lado do bom gosto caminhava a mania de grandeza. Não me admira o destino que teve a monarquia... é muito luxo e ostentação, se eu fosse um mero plebeu também ia querer ver cabeças rolarem... que bom que Versailles resistiu e podemos vislumbrar essa parte da história da França.

O Castelo começou a ser construído  por Luis XIII, Luis XIV aumentou e transformou em sede da corte. Na sequencia Luis XV e XVI renovaram a decoração durante seus reinados.

Só o Château já é divino, uma profusão de mármores, bordados, espelhos e muito dourado, a frase "menos é mais" parece a maior besteira já dita, mais é mais e põe um pouco mais de dourado aqui por favor, é impossível não se encantar e achar que todo mundo ali era muito louco de construir e decorar daquela forma...

Depois que você conhece o Château e acha que já foi luxo o suficiente por um dia ainda tem a imensidão monumental dos jardins... cada cruzamento de trilhas tem uma fonte ou monumento e no centro dos jardins tem também algum tipo de monumento/ entretenimento (a maioria fechado).

E se ainda sobrar fôlego Grand Palais e Petit Palais, as residências de veraneio do Rei e da Rainha respectivamente, estão lá como cereja em bolo, o Grand Palais é belo mas o Petit é muito mais charmoso e além da casa ser linda ainda tem um jardim muito especial, com um vilarejo rústico especial para as férias da Rainha Maria Antonieta. 

Vamos primeiro ao Grand Trianon.

E agora o encantador Petit Trianon e os domínios da Rainha, Maria Antonieta foi a primeira rainha a impor seu gosto pessoal na decoração de Versailles.

Passei um dia andando por lá e não deu pra ver todos os cantinhos... fiquei com vontade de quero mais. Sem contar que como era inverno os jardins estavam sem folhas e sem flores. Todos os lugares tem muita gente, o que torna bem difícil tirar fotos, tem que ser rapidinho antes que a galera entre na frente. A maioria das fotos são de minha autoria, as que estão identificadas são do wikimedia, aliás é só clicar no hiperlink que tem muuuito mais fotos.