Arq. e Design

Dream Home

Sabe quando a gente vê um projeto e já se imagina morando nele? Não sei se acontece com mais gente, mas comigo às vezes tenho dessas, me identifico tanto que já saio pensando como seria a minha vida naquele lugar rs. E isso aconteceu com a Casa Sol do Atelier Data. Vi já faz um tempinho esse projeto circulando pela internet e demorei  pra escrever sobre ela, apesar de toda empatia travei, a casa respondeu concretamente a vários fragmentos da residência perfeita no meu imaginário que me vi sem palavras.

A casa já existia lá dos anos 80, fica localizada em Portugal numa região turística e um bairro residencial. O atelier fez uma intervenção para adaptar a casa a novos usos, procurou acentuar a característica do projeto em “L” e também deixou mais evidente o fechamento para as ruas e a abertura para o jardim.

A casa é dividida em duas grandes áreas, área social e íntima. Na área social piscina e jardim são como uma extensão em único plano das áreas internas (cozinha, sala de jantar, estar e alpendre). Já a área íntima, dos dormitórios tem um acesso mais reservado, e o quarto mais afastado da área social recebeu um anexo com banheiro, closet e um pátio para iluminar as novas áreas. Os elementos vazados nas áreas de pátios são o que mais gosto, deu um movimento para a fachada, revela e esconde ao mesmo tempo, dando para essas áreas um caráter reservado.

E você curtiu a casa? Já se imagina morando lá ou seu sonho arquitetônico é diferente?

Fonte das fotos aqui.