Arte e ruínas

Interrompemos a programação mineira para falar de uma exposição em Sp que está quase no fim. Ontem eu visitei a Made by... Feito por Brasileiros no antigo Hospital Matarazzo (pertinho da Av. Paulista).

A uns meses atrás o escritório que eu trabalho recebeu um pedido de uma galeria de arte gringa para desenvolver o cenário de uma exposição neste mesmo local, acabou não dando certo aí depois de alguns meses ouço falar dessa exposição, não preciso dizer que fiquei super curiosa e doida pra ir, acabou que só consegui ir ontem e fiquei sabendo que acaba no dia 12/10 próximo domingo... por isso se interessar corram!

O conjunto arquitetônico de 1904 foi tombado no ano de 1986 e fechou posteriormente por endividamento, mas em seus tempos áureos chegou a receber 40 mil pacientes por mês.

O grupo francês Allard comprou o local e pretende revitalizar a área preservando as construções e modernizando o que for apenas necessário. Eles pretendem fazer no local um hotel de luxo com projeto de Jean Nouvel e interiores de Phillip Starck, centro cultural, teatro, cinema, espaço para shows, lojas e uma área para exposições temporárias. (informações lidas aqui).

Então se você quiser conferir as obras de arte e as ruínas do hospital aproveite que o tempo está acabando. Foi muito legal andar pelos espaços, tem uma atmosfera de filme de terror... nunca ficaria ali a noite rs, mas eu adoro uma construção antiga, acho que hoje em dia não temos motivos para construir mais daquela forma, a tecnologia evoluiu, otimizou-se o tempo de construção, e outras questões estéticas também estão em voga no momento, mas temos que preservar a memória da cidade e da arquitetura para nunca perdemos a informação e a experiencia do passado. Espero que as intervenções não descaracterizem muito o conjunto. 

Um pouquinho das fotos que tirei ontem. Coloco aqui as obras de arte que curti, e algumas fotos bem "macabras" rs do hospital abandonado.

A exposição fica até domingo das 9hs as 17hs na Al. Rio Claro, 190.

Em breve voltamos com a programação mineira...

(fonte das fotos: a autora)