X Bienal de Arquitetura

E neste fim de semana começa a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, intitulada Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar. O evento vai ocupar diversos espaços na cidade com um tema que põe em foco o debate sobre o espaço público e a mobilidade urbana. A ideia é que as pessoas visitem as exposições e também vivenciem a cidade.

O dia-a-dia do meu trabalho com design de interiores e mobiliário me afastou um pouco dessas questões arquitetônicas e urbanísticas rs tem algumas bienais anteriores que eu negligenciei rs mas já que discussão engloba assuntos pertinentes a cidade e ao viver e conviver, me chama atenção não apenas como arquiteta mas também como cidadã, que todo dia enfrenta os problemas que serão discutidos. Provavelmente eu não consiga ver tudo que pareceu interessante mas vou fazer um esforço e reservar um fim de semana para visitar as exposições, pelo menos do MASP e do CCSP.

Os pontos principais são Centro Cultural São Paulo, SESC Pompeia, MASP, Museu da Casa Brasileira, Centro Universitário Maria Antônia, Praça Victor Civita, Associação Parque Minhocão e Estação Metrô Paraíso (Projeto Encontros). Mas ainda existe uma rede expandida com mais locais como o Instituto Lina Bo Bardi e o Teatro Oficina. Cada local tem datas e horários diferentes, antes as infos estavam apenas no site do IAB, mas hoje o site da Bienal está com todas as informações.

http://www.xbienaldearquitetura.org.br/

e tem um texto escrito pelos curadores da bienal que foi publicado na folha:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2013/10/1351801-as-cidades-em-processo.shtml